A Vila de Cumuruxatiba recebe grande número de turistas ao longo do ano, concentrados no período de verão (dezembro a fevereiro) e entre julho e outubro, quando podem ser avistados grupos de baleias Jubarte, além dos feriados nacionais. Outros períodos também podem ser interessantes, quando a vila esta mais sossegada e pode-se curtir as belezas naturais deste paraíso rústico e aconchegante.

Cumuruxatiba é repleta de praias calmas e quentes com larga faixa de areia, proporcionadas pelo vai e vem da maré, cujo fenômeno deu o nome á vila. Cada praia possui uma característica distinta das outras. Abaixo, segue uma lista das praias e suas principais características, aproveite para escolher a sua!

Praia do Píer - também chamada de praia do centro, é a praia mais agitada, apesar disso não significa que é lotada, apenas possui maior infraestrutura turística, como barracas, restaurantes, aluguel de caiaque e é a praia de saída dos barcos para  visitar as praias mais distante, como o Corumbau e para fazer avistagem de baleias. É a melhor praia para famílias com crianças devido ao mar calmo e raso, além da acessibilidade e estrutura.

Praia do Rio do Peixe - esta praia dista 2,5 km do centro da vila (pela praia) e 3 km pela estrada e pode-se chegar nela caminhando pela areia, de carro ou em uma passeio de bicicleta. Semelhante a praia do centro, porém mais escondida e sossegada e com dois pequenos rios que desaguam no mar, o primeiro rio marca o início da Praia Rio do Peixe Pequeno e o segundo rio marca a Praia do Rio do Peixe Grande. No fim desta praia há um acesso para uma matinha preservada com uma pequena trilha de fácil caminhada, onde com sorte podem ser visualizados grupos de primatas e alguns pássaros.

Praia do Moreira - Localizada a 4 km do centro da vila (pela praia) ou 8 km pela estrada, é uma praia bem escondida, quase exclusiva de onde é possível ter uma bela vista do alto da falésia e com sorte até avistar baleias no período de julho a outubro. Muito preservada, seu acesso pode ser feito pela estrada de terra ou a pé, seguindo do centro da vila para o norte e posteriormente pegando uma trilha curta que sobe a falésia.

Praia do Imbassuaba - Conhecida também por Praia do Arnaldo é uma das melhores praias de Cumuruxatiba, distante 6 km do centro da vila (pela praia) ou 10 km pela estrada. Nesta praia, também paradisíaca, há um rio que corta a praia onde é possível se refrescar na água doce. O mar é um mais agitado do que no centro da vila, mas sem oferecer riscos aos banhistas. O acesso é feito somente pela estrada de terra e, caso vá de carro, deve ser deixado na porteira de uma fazenda, pela qual segue-se uma estrada (aproximadamente 15 minutos caminhando).

Praia do Calambrião - Praia de passagem entre a Praia do Imbassuaba e a Praia Barra do Cahy. Distante cerca de 9 km do centro da vila (pela areia) e nao é possível acessá-la pela estrada, esta praia possui uma casa de corais construída na areia! Não é possível entrar na casa, pois é propriedade particular, mas só sua aparência já valem muitas fotos.

Praia Barra do Cahy - Pela estrada fica distante 18 km, pela praia são 12 km, porém de carro o acesso e feito somente pela estrada. Nesta praia é possível desfrutar de um rio, chamado Cahy, de água doce com alguma correnteza que não oferece muito risco as banhistas e onde é possível brincar de "pegar jacaré", ou seja, aproveitar a correnteza do rio para nadar e chegar ao mar. O mar é mais agitado do que no centro, semelhante a praia do Imbassuaba. No verão é possível contar com os serviços de uma barraca de praia. Dizem que foi nesta praia que a esquadra de Cabral parou pela 1a. vez para pegar água no rio Cahy...confira!

Praia do Corumbau - a última praia de Cumuruxatiba em direção ao norte dista aproximadamente 54 km do centro da vila pela estrada, isto porque o acesso pela praia é bem complicado. É uma das praias mais bonitas de Cumuru, com infraestrutura turística, possui um braço de areia que avança mar adentro na maré baixa. O mar é muito calmo, clarinho, raso e quente, imperdível! Nesta praia é possível também fazer mergulho superficial. Não perca também a lua cheia no Corumbau durante a maré baixa, parece que nos aproximamos da lua.

Praia Dois Irmãos - muito perto do centro da vila, a 2 km pela praia ou 8 km pela estrada, o acesso é fácil, o mar é calmo e raso. Possui algumas barracas de praia.

Praia Japara Mirim - distante 4 km do centro da vila (pela praia) ou 11 km pela estrada, é possível chegar facilmente a pé. O mar é calmo e raso como a maioria das praias de Cumuru e nela há um pequeno rio que circunda parcialmente a falésia.

Praia Japara Grande - na sequência da Japara Mirim, esta praia fica a 4,5 km do centro da vila (pela praia) ou 12 km pela estrada. De areia fofa e mar calmo e raso, possui também um rio que pode estar raso ou fundo dependendo da época do ano. Ao atravessá-lo, chega-se a uma barraca de praia que funciona somente no verão.

Além de todas essas praias, Cumuruxatiba possui uma inigualável concentração de diferentes culturas, como a baiana, representada pela culinária peculiar, música e artesanato e a cultura indígena, representada pelos índios Pataxós. Cumuru também é um convite ao ecoturismo, com esportes náuticos, como vela, windsurf e caiaque, ao mergulho, podendo ser feito nos recifes distribuídos pelas praias, ou nos recifes mais distantes, a montainbike que permite conhecer todas as praias (com algum preparo físico), ao trekking com longas caminhadas pelas praias e em meio a natureza, ao salto de paraglider do alto da falésia, a motocross pelas estradas de acesso as praias, entre outras possibilidades.

Com tudo isso, Cumuru ainda proporciona dias de descanso e muito sossego já que suas longas praias distribuem os grupos de turistas, permitindo que todos façam o que gostam.

calendário de eventos de Cumuru conta com a Festa de São Sebastião no dia 28 de janeiro, quando o mastro de São Sebastião é retirado da frente da igreja e carregado pelos indíos, moradores e turistas ao longo da cidade e posteriormente é trocado por um novo, a Festa de Santo Antônio e a Festa de São Pedro em junho, quando são comemoradas diversas festas juninas e o trezenário de Santo Antônio com a participação de toda a comunidade. Em setembro acontece o Festival Gastronômico, com diversos restaurantes e docerias participando com pratos locais, a cidade fica lotada. No feriado de 12 de outubro, a vila organiza dias de festa para as crianças, com brincadeiras, gincanas, oficinas, passeios e outros atrativos.

A mais, Cumuru ainda possui as ruinas do segundo maior píer  do mundo em madeira bruta, construído com objetivo de exploração de areia monazítica, mas que hoje está desativado e é um grande atrativo da cidade, rendendo boas fotos e histórias.

Com estas e muitas outras atrações nós e Cumuruxatiba aguardamos sua visita!